O desenho é o esqueleto da imagem
O desenho é a capacidade de transferir a percepção espacial (tridimensional) para uma superfície. É como esculpir uma figura em uma folha de papel. O desenhista pode representar, imitar ou criar realidades e usa recursos técnicos como a 'perspectiva', que causa a ilusão de profundidade em um plano. Um círculo pode ganhar a dimensão de uma esfera com algumas 'hachuras', que é a técnica de criar efeitos de volume e sombreamento.
Mestres como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raffaello, Rembrandt eram exímios desenhistas e fizeram inúmeros desenhos preparatórios antes de cada pintura ou escultura. Desenhar para escolher os temas, para estudar os traços e para desenvolver composições.
A produção de desenhos como obra final foi valorizada por muitos artistas modernos. Entre eles: Millet, Degas, Cézanne, Van Gogh, Seurat, Klimt, Munch, Toulouse Lautrec, Bonnard, Vuillard, Matisse, Picasso, Edward Hopper e Egon Schiele. Todavia, o desenho é frequentemente ofuscado pela pintura e escultura sendo tratado, algumas vezes, como arte menor.
Pinterest - pasta de DESENHO com mais de 12 mil imagens. Esboços, rascunhos e desenhos de grandes artistas em ordem cronológica.